terça-feira, 8 de junho de 2010

EXPLORAÇÃO E OCUPAÇÃO DA REGIÃO NORTE

Diversos grupos indígenas habitavam as terras que hoje correspondem à Região Norte do Brasil quando os colonizadores portugueses iniciaram a ocupação e a exploração econômica desse território.
Até o ano de 1800, a expansão exploratória teve como principais motivações:
1. Buscar as chamadas drogas do sertão (cravo, canela, pimenta, cacau, entre outras);
2. Capturar indígenas para evangelizar e escravizar.
Do final do século XIX até o início do século XX, o extrativismo na Região Norte atraiu muitos migrantes, principalmente nordestinos, o que aumentou o índice de ocupações.
Na década de 1920 a economia da Região Norte começou a entrar em declínio. Mesmo sem ter grande destaque na economia nacional, a extração dos produtos da floresta continuou sendo a principal atividade econômica da região.
A partir da década de 1950, o governo brasileiro começou a tomar algumas medidas para viabilizar uma maior integração da Amazônia com o restante do país. Em 1953, um órgão do governo federal foi especialmente criado para buscar o desenvolvimento por meio da ocupação e da exploração econômica da região: a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA).
A Superintendência da Zona Franca de Manaus foi criada em 1967 com a finalidade de promover o desenvolvimento econômico da Região Norte, atuando nos setores industrial, comercial e agropecuário. O principal pólo industrial é o de Manaus, onde se instalaram muitas empresas nacionais e estrangeiras, principalmente montadoras de eletroeletrônicos. A atividade industrial atraiu para Manaus um fluxo de migrantes de toda a Região Norte e até de outras regiões do país.
O resultado desse processo de ocupações e desenvolvimento levou à devastação da floresta e aos conflitos pela ocupação de terras entre indígenas, posseiros e pessoas vindas de outros lugares. Os lucros ficaram com poucos, já os prejuízos ambientais e econômicos foram herdados por todos nós, brasileiros da Amazônia, da Região Norte e de todas as demais regiões.






8 comentários:

Daisa disse...

oi professora sou eu daisa da sala como vai assenhora
bjs

fgjnf disse...

amei es te site assim sempre que a minha professora eva me passa trabalhos sobre a regiao note do brasil sem pre vou apareçer aqui ivana bjs obs:nao sou nerd
quero reçeber o recado de vota ok :-)

milene disse...

eu achei super legal o site,mas o que eu queria mesmo saber sao algumas questoes que eu preciso saber urgentemente.as questoes sao as seguintes:1.faca a leitura do mapa brasil precipitacao de chuva,total anual.fig.9, 7 ano a. 2.classifique as regioes e suas respectivas medias de chuva anual conforme as cores do mapa. 3.regiao norte fisico:classifique o mapa conforme suas cores:a)marron,b)depressao,c)planicie. e eu queria somente a explicacao da exploracao da r.norte

milene disse...

meus parabens professora a senhora criou um otimo site.perdao por nao ter me apresentado sou Milene Perin Correia,moro em tacuru-ms,tenho 11 anos estou no 7ano e adorei seu site um bj xau.

antonio disse...

blvbkfjbfkjbkdfkjbefvdvedujvfeuifgeuif ocupação e exploração da região norte http://ben10ultimate-alien.blogspot.com/

Mariana Oliveira disse...

Obrigada pela postagem. Ajudou muito no meu trabalho escolar.

Bjs,
Mariana

ddjj disse...

obg mas eu queria mesmo saber era as obras e investimentos do governo nessa epoca. responde essa ai professora.

isa disse...

obr por causa desse site eu consegui fase o meu trabalho