terça-feira, 17 de agosto de 2010

MÉXICO

A população mexicana, com cerca de 100 milhões de habitantes, é predominantemente formada pela miscigenação entre os ameríndios e os colonizadores espanhóis.
No território de 1.967.183 km², os mexicanos encontram-se distribuídos de forma irregular: cerca de 75% deles vivem no Planalto do México, que apresenta solos férteis de origem vulcânica e climas que favorecem a ocupação humana.
Nesse planalto, está localizada a Cidade do México, capital do país e principal cidade de uma das mais populosas regiões metropolitanas do mundo, com aproximadamente vinte milhões de habitantes.
No noroeste do país a presença de desertos também contribui para as baixas densidades demográficas na região.
A estrutura etária da população mexicana caracteriza-se pelo elevado percentual de jovens, apesar do declínio registrado nas taxas de natalidade nas últimas décadas.
Graves problemas sociais, como, por exemplo, altas taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil, ainda são características marcantes da população mexicana.
O México apresenta uma estrutura produtiva diversificada, com várias atividades agropecuárias, mineradoras e industriais.
O petróleo é o principal produto de exportação e o turismo apresenta-se como uma importante fonte de renda para o país.
O território mexicano é pouco favorável à agropecuária. A ocorrência de montanhas e climas áridos diminui a disponibilidade de áreas cultiváveis.
Grande parte da produção agropecuária concentra-se no Planalto do México, onde as temperaturas são amenas, as chuvas regulares e os solos férteis.
Para abastecer o mercado externo, destaca-se o plantio de algodão, sisal, café e cana-de-açúcar.
Para o mercado interno, são produzidos milho (item básico na alimentação dos mexicanos), batata, trigo, arroz e soja.
A pecuária é praticada no centro-oeste e chega a ocupar 40% do território; está voltada principalmente para a criação de gado bovino.
Em decorrência dos baixos salários e da concentração de terras, vários trabalhadores rurais mexicanos migram para os Estados Unidos com o intuito de trabalhar nas safras agrícolas.
Alguns deles realizam a chamada MIGRAÇÃO DE TRANSUMÂNICA, ou seja, vão para o país vizinho durante a época da colheita e regressam com o término do trabalho. Esses trabalhadores são conhecidos como BRACEROS.
A industrialização mexicana acelerou-se a partir da segunda metade do século XX, com a entrada no país de capital estrangeiro, atraído pela oferta de mão-de-obra e matérias-primas baratas.
Empresas transnacionais, sobretudo dos Estados Unidos, passaram a dominar o parque industrial mexicano.
A atividade industrial está concentrada em grandes centros urbanos, como a capital (Cidade do México), Guadalajara, Monterrey, Veracruz e Tampico.
Os setores industriais predominantes são o têxtil, o alimentício, o automobilístico, o petroquímico, o siderúrgico e o metalúrgico.
O México destaca-se na produção de diversos recursos naturais, como ouro, prata (maior produtor mundial), chumbo, ferro, gás natural, cobre e petróleo.
O petróleo constitui-se no principal produto de exportação do país e é extraído de uma extensa área no Golfo do México, por uma grande empresa estatal chamada Pemex (Petróleo Mexicano).
Apesar de o México estar entre os maiores produtores mundiais de petróleo, seu produto é considerado de má qualidade: é muito pesado e exige refinação especial para a obtenção de subprodutos, como a gasolina e o óleo diesel.
O México é um dos dez países que mais recebe turistas no mundo. São cerca de vinte milhões de pessoas que visitam o país todo ano.
Os turistas,a maior parte formada por estadunidenses e europeus, são atraídos pelas belas praias do litoral mexicano e pelo riquíssimo patrimônio histórico do país. A Cidade do México, construída sobre as ruínas da antiga capital do império asteca, é a principal atração.













Nenhum comentário: