sábado, 18 de setembro de 2010

VENEZUELA, EQUADOR E COLÔMBIA


VENEZUELA

O território venezuelano, com uma área de 912.050 km² é o país andino que abriga a menor extensão dessa cadeia de montanhas.
O extenso litoral venezuelano abriga a maior parcela da população. Também na região litorânea concentram-se as atividades petrolíferas de extração, refino e exportação, fundamentais para a economia do país.
A Venezuela tem aproximadamente 24 milhões de habitantes, 90% dos quais vivem em centros urbanos. Entre as principais cidades destacam-se Caracas (capital do país), Maracaibo e Valência.

EQUADOR

O Equador é o menor país da América Andina, com apenas 272.040 km². Por ser atravessado pela linha do Equador, é conhecido como “país do meio do mundo”.
A 1.200 km do litoral equatoriano, encontra-se o arquipélago da Galápagos, um importante pólo turístico que atrai também cientistas interessados no estudo de sua biodiversidade. Esse conjunto de ilhas é considerado, pela Unesco, patrimônio natural da humanidade.
Os indígenas e uma população originada da intensa miscigenação entre os nativos e os europeus, principalmente espanhóis, representam 80% dos aproximadamente 13 milhões de habitantes do Equador.
Essa população, convive com as desigualdades e os graves problemas sociais, típicos dos países subdesenvolvidos.
O pequeno território equatoriano apresenta três regiões distintas:
1. O litoral (a oeste);
2. a cordilheira (ao centro);
3. e a floresta (a leste).
O litoral ou costa do Pacífico é uma estreita planície onde se localiza Guayaquil, a principal cidade do Equador e também o centro econômico do país.
No centro o relevo é caracterizado pela Cordilheira dos Andes, que atravessa o território equatoriano de norte a sul. Nessa região está situada a capital do país, Quito, e também uma parcela significativa da população de baixa renda do Equador.
O leste é a área em que se localiza a Floresta Amazônica equatoriana.

COLÔMBIA

Com área de 1.141.748 km², o espaço territorial colombiano é intensamente influenciado pela Cordilheira dos Andes, que se estende de norte a sul e determina a distribuição da população e as características das principais atividades econômicas do país.
A Colômbia é banhada por dois oceanos – o Atlântico a norte e o Pacífico, a oeste – o que é um facilitador para o comércio externo. Sua posição geográfica também é importante, por situar-se entre a América Central e a América do Sul.
Com aproximadamente 42 milhões de habitantes, o país é o mais populoso da América Andina. Sua população é originada, predominantemente da miscigenação entre povos latinos e europeus e está concentrada nas áreas urbanas, com destaque para a capital, Bogotá e as cidades de Cali e Medelín.
O cultivo de plantas para a produção de narcóticos ocorre principalmente nos Andes e na Floresta Amazônica, onde os narcotraficantes contam com a colaboração cada vez maior de pequenos agricultores, de quem compram as folhas de coca e de cannabis.
Outro problema na Colômbia, responsável por afetar a segurança interna do país, é a ação de grupos guerrilheiros que lutam contra as Forças Armadas com o intuito de destituir o governo.
Os principais grupos guerrilheiros são o Exército da Libertação Nacional (ELN) e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). As Farc são o maior movimento guerrilheiro da América Latina a atuam na Colômbia desde 1950.






Nenhum comentário: